Com a elevação a categoria de Matriz, uma nova ordem, um surto de progresso sobrevêm para a Povoação da Telha. E a sua independência jurídica e eclesiástica. A freguesia da Telha, tendo pro Orago Senhora Sant'Ana, desmembrada da de São Mateus, foi criada a 11 de outubro de 1881, por decreto providencial. E em 1914, por ocasião do decreto de ereção da criação da Diocese de Crato, a paroquia de Iguatu foi reafirmada, desmembrando-se da Diocese de Fortaleza e passando a mesma a pertencer à Jurisdição do Bispado de Crato
Com o andamento dos anos o antigo templo, construído por mãos indígenas foi recebendo aos pouco, melhoramento. Os seu primeiros vigários, em vista das grandes dificuldades de ordem financeira, motivados, ora pelas secas e doenças epidêmicas, de vez em quando, ora pleas lutas e disputas politicas acirradas, não poderão fazer grandes melhoramentos na Matriz.
O termo Iguatu surgiu nos documentos eclesiásticos a partir de 1883. Esse vocabulário, de origem indígena, significa água boa ou rio bom,. Foi uma lei providencial de 20 de Outubro de 1883 que fez a mudança de Telha para Iguatu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário