Vigário cooperador por dois anos 1904 a 1906, com residencia em Quixelô. De todos os vigários desta prospera cidade este foi o que esteve, por mais tempo, regendo os destinos espirituais dos seus paroquianos, como pastor infatigável O que Iguatu tem de bom no campo moral e social, intelectual e material deve, em grande soma, às canseiras e lutas daquela inconfundível figura sacerdotal que por 37 anos, viveu, nestes pagos.
São as seguintes as capelas construídas em seu frutuoso paroquiato:
1º Capela de Lages, hoje Acopiara, edificada em 1908. Aos 12 de outubro de 1921, foi essa capela desmembrada de Iguatu, por ter sido criada freguesia de Afonso Pena, por Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva - Bispo Diocesano de Crato, em visita pastoral
![]() |
Capela de Acopiara hoje Igreja Matriz N. Sra. do Perpetuo Socorro Padroeira de Acopiara |
![]() |
Procissão de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em Acopiara |
![]() |
Chegada de Padre Crisares a Acopiara em 1962 |
![]() |
Fieis de Acopiara participando da Procissão da Padroeira de Acopíara |
![]() |
Capela de São Francisco de Assis hoje Igreja Matriz de São Francisco 2º Paroquia de Acopiara |
Obs. A igreja matriz de Acopiara tem exatamente 106 anos de edificada, enquanto a instalação de sua paroquia ela tem exatamente 93 anos.
2º Capela de São João Batista de Suaçurana, distrito de Iguatu, pertencente a paroquia de Senhora Sant'Ana, construída em 1911, exatamente 103 anos.
![]() |
Capela São João Batista - Suaçurana - Iguatu |
3º Capela Nossa Senhora dos Remédios Sitio Estrada, pertencente atualmente a paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Iguatu, construída em 1911, exatamente 103 anos
![]() |
Interior da Capela N. Sra dos Remédios (Festa do Jubileu de 100 anos) |
![]() |
Fachada da Capela totalmente tomada pelos devotos da virgem da Estrada |
4º Capela São Francisco, Novo Alverne, hoje pertencente a Paroquia de Nossa Senhora das Graças, nas Cohabs em Iguatu, construída em 1921, exatamente 93 anos.
5º Capela Nossa Senhora do Perpetuo Socorro - mais conhecida como a Capelinha do bairro Prado em Iguatu, foi a primeira Matriz da Paroquia do Prado, logo quando os Redentoristas chegaram ela servil de matriz para a nova paroquia que nascia pois ainda não tinham a atual igreja Matriz do Prado, aqui fazemos um apelo pela sua restauração pois ela e o sacrário da querida imagem de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Dom João nos de o Nosso Santuário Diocesano. Edificada em 1924, exatamente 90 anos.
![]() |
Capelinha N.Sra. do Perpetuo Socorro no bairro Prado - Iguatu |
7º Capela Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, Varzinha, pertencente a Paroquia de Senhora Sant'Ana, Iguatu. edificada em 1936, exatamente 78 anos
8º Capela Nossa Senhora da Visitação, Sitio Areias, pertencente a paroquia de São Francisco segunda paroquia de Acopiara. edifica em 1937, exatamente 77 anos
9º Capela Santa Teresinha de Oiticica, pertencente a paroquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Acopiara, edificada em 1936, exatamente 78 anos.
10º Capela de Santo Antonio dos Pobres, Hospital Santo Antonio no bairro Santo Antonio em Iguatu, pertencente a paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro Bairro Prado em Iguatu, A Hospital Santo Antonio dos Pobres é um hospital da cidade de Iguatu, Ceará. Foi inaugurado em 6 de junho de 1930 por meio do Dr. Manoel Carlos de Gouveia. O hospital fechou em meados da década de 2000 e o prédio foi desapropriado, em 2007, pelo Governo do Ceará para reabrir a instituição como policlínica. edificado em 1937, exatamente 77 anos.
![]() |
Hospital Santo Antonio dos Pobre - Iguatu |
11º Capela São Sebastião, Distrito de Alencar, Iguatu, pertencente a Paroquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no Bairro Prado em Iguatu, e uma de suas cinco regiões por ser um distrito de Iguatu e nos dias de hoje, uma nova paroquia, e pelas leis federais novo município a primeira capela vem de tempos remotos onde naos nos consta a data de sua edificação, teve de ser demolida pois ficava no lugar onde hoje passa a linha de ferro, a atual capela foi edificada em 1940, exatamente 74 anos.
![]() |
Capela São Sebastião - Alencar - Iguatu |
Esta imagem da Capela de Alencar dedico a 2 alencarinos muito importante para mim são eles Miguel Pedro e Dona Maria José Matos
Ao todo são 11 capelas filiais construídas no seu governo paroquial, onde milhares de iguatuenses foram atendidos, como os socorros espirituais de nossa fé.
Difícil esta de se dizer bem ao certo, o que foi seu paroquiato, porque, ou por modéstia ou por carência de tempo, nada de escrito de sua vida paroquial deixou nos Livros de Tombo. Julgamos pelas obras feitas, levada à posteridade. Digam isso o numero de capelas e de associações pias, edificadas e fundadas no seu governo paroquial.
Nasceu Mons. Coelho, no Sitio Caldas, Barbalha, em 1881, ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1903. Nomeado vigário cooperador de Iguatu em 1904 a 1906, quando em fevereiro desse mesmo ano, tomou posse como pároco da paroquia de Senhora Sant'Ana ate 1942, como vigário colado.
O grande cura dessa terra que Deus julgou por bem Chama-loa eternidade em 1941, era de um pobre fidalgo, fronte erguida, olhar agudo e investigador, temperamento sanguíneo palestras fluentes e jocosas hospitaleiro, caridoso e de vida sacerdotal ilibada.
De sua caridade sacerdotal, falem os flagelados das secas dos anos de 1915, 1919, 1932,. A mão do pobre é o banco do céu. A Deus empresta, quem ao pobre dá.
Levou, por 37 anos, netas terras, uma vida de apostolo. Tombou como um herói Faleceu como um justo. E atualmente, em Iguatu, quem não e afilhado de Mons. Coelho, é porem seu amigo e administrador.
Numa das paredes da sacristia da Matriz de Senhora Sant'Ana, encerrados numa urna, permanecem os restos mortais desse grande padre vigário de Iguatu.

Sobre o paroquiato dos três últimos párocos da Paroquia de Senhora Sant'Ana, deixamos de falar, por ainda os mesmo estarem vivos. E falar dos vivos entre vivos não é tarefa fácil E coisa que coloca a gente em posição esquerda. Que falem os Pósteros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário